Aprendendo a orar com o Mestre

Aprendendo a orar com o Mestre

Texto Base: Mateus 26:36-44

 

Toda oração tem uma finalidade específica, não existe um ser humano sequer na face da terra, que independente de qual seja a sua religião que ore para quem ele crê sem ter um objetivo.

Sabendo desta verdade inquestionável, vamos discorrer sobre três perguntas importantes quanto a oração que precisamos e buscar as resposta para elas:

1- O alvo da minha e da sua fé que nos leva a orar, É ao Deus verdadeiro o qual criou o céu e a terra?

2- Qual o objetivo de sua oração?

3- O que você fará após terminar sua oração?

No texto em destaque, podemos encontrar as respostas para estas perguntas:

1- Jesus apesar de ser cem por cento Deus, também era cem por cento homem e sabendo disso sentia necessidade de orar, e todo tempo disponível que tinha Ele orava, conversava com seu pai, buscava respostas, direção de que precisava fazer, tudo o motivava a orar. Jesus orava constantemente, e na maioria das vezes o fazia só, mesmo se estivesse acompanhado.

Vejamos o texto de Mateus 14:23

"Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho,"

Marcos 1:35

"De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando."

Jesus orava o tempo que podia, a oração era a sua ferramenta que dispunha em suas mãos, porque não dizer em seus joelhos, este período que Ele tirava, era para estabelecer uma maior intimidade com seu Pai, ação que muitos cristãos deixaram de fazer, buscar intimidade com o Pai.

 

2- Prioridade da Oração

Quanto você precisa de oração? Não digo receber oração e sim de orar.

O quanto a oração é importante para você?

Você depende da oração para viver ou pode deixa-la de lado com facilidade?

Podemos ver que Jesus não tomava nenhuma decisão sem antes orar. Durante quarenta dias ficou no deserto em jejum e orando, la foi tentado pelo diabo e venceu mesmo estando possivelmente debilitado por falta de água e comida, mas fortalecido em espírito, como podemos ver em Mateus 4. Após estes dias Jesus começou a chamar seus discípulos e por onde ia, multidões o seguiam.

A oração é extremamente necessária ao homem, ela nos aproxima de Deus, é através dela que apresentamos ao Senhor as nossas necessidades e através da palavra (Bíblia) Ele nos responde, ela é importante e indispensável para mantermos uma mente sadia e sem pecado e dependemos da oração para tudo, para pedir e agradecer.

 

3- Resultado da oração

O resultado da oração em nossas vidas depende do tempo que investimos orando, é claro. Existe um provérbio no meio evangélico que gosto muito: "Pouco oração, pouco poder. Muita oração, muito poder" 

Quer solução para seu problema? Ore muito.

A vida do crente deve ser assim, gaste mas tempo falando com Deus, buscando Nele as respostas que precisa, busque Nele as orientações de como conduzir sua casa, seu negócio. Busque Nele através da oração a cura para a enfermidade, e se Ele por algum motivo não quiser te curar, Busque Sabedoria para aceitar isso, através da sabedoria também aprenda a ensinar seus filhos o caminho certo, valores morais indispensáveis para a vida, não deixe de buscar através da oração humildade e busque Unção.

Tenho plena certeza que a oração que Jesus fez no Getsemani  foi a mais difícil que um homem possa fazer, era o pior momento de sua vida, a morte se aproximava, o medo tomava conta de seu interior, Jesus encarou suas últimas horas mais duras de sua vida em oração. foi neste momento que sua humanidade se revelou de fato, ela estava frágil, não fraco. Apresentava uma profunda emoção, verso 38 do texto de Mateus 26, prostrando-se no chão como uma angustia descomunal, verso 39 e pedindo alivio do sofrimento. Jesus demostrou uma necessidade de companhia, como podemos ver no verso 40, neste momento extremamente doloroso, não havia ninguém para ajuda-lo, ele teve que carregar o pesado fardo dos nossos pecados sozinho.

Conclusão

Não podemos pensar sermos melhores ou mais fortes que Jesus, não são poucas as vezes que damos desculpas para não orarmos, deixam os nosso corpo forte com alimentos sólidos, mas nosso espírito faminto, morrendo de fome por falta de oração, de leitura da palavra. Fazemos negócios e só não dão mais certos porque não consultamos Deus para o fazer, deixamos nosso EU falar mais alto, pensamos não precisar de orar ou ler porque somos cristãos.

Virão os dias que não poderemos fazer isso livremente, não poderemos orar, cantar ou falar do amor de Deus, pois correremos risco de morte por isso. Hoje é o momento de fazer, de orar, de crescer no espírito, para que quando os dias maus chegarem , possamos passar por eles com a ajuda de Deus.

Experimente tirar um período de oração em família, juntos busquem em Deus a ajuda necessária para os problemas a serem vencidos e depois faça uso da mesma oração para se apresentarem diante do Senhor e agradecer pelas vitórias.

Pastor Robson Ferreira